Sistemas públicos e privados de ensino, instituições de ensino públicas e privadas que buscam atualização e aprimoramento dos processos de gestão tendo em vista promover a qualidade da educação ofertada.
Desafios e ameaças em processos de gestão com impactos na qualidade do ensino.
A gestão das organizações de ensino requer competências que vão além da especialização funcional promovida pela formação acadêmica com ênfase no conhecimento teórico especialista. Observa-se que os investimentos em capacitação de gestores de sistemas e de unidades de ensino, assim como, em tecnologias da informação, concebidos no contexto do paradigma e da práxis da administração funcional, têm alcançado resultados pouco significativos.
Em diálogo permanente com a instituição cliente, alinhado às melhores práticas de gestão de projetos do Project Management Institute - PMI, o projeto investiga o cenário organizacional, planeja, executa e monitora a tradução da visão da organização em um sistema de objetivos, indicadores, metas e iniciativa para dar suporte à gestão estratégica.
A gestão pautada nas visões sistêmica e estratégica do sistema ou da unidade de ensino:
- Traduz a visão da organização por meio de um sistema de objetivos, metas, indicadores e iniciativas considerando:
- Necessidades e objetivos do público alvo: educadores, alunos, famílias, comunidade;
- Estrutura organizacional que garanta o aprimoramento dos processos internos;
- Aprendizado e desenvolvimento permanente da rede de colaboradores;
- Alocação eficaz de recursos financeiros e materiais.
- Integra as contribuições da especialização funcional em processos dinâmicos por meio do consenso, do trabalho em equipe e da responsabilidade interfuncional conjunta tendo vista os valores e os objetivos estratégicos da instituição;
- Promove a qualidade da educação que oferece;
- Agrega valor aos profissionais e à instituição.