Diálogo consultoria educacional
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Sistemas públicos ou privados de ensino, instituições de ensino públicas ou privadas que buscam a atualização e o aprimoramento do projeto pedagógico tendo em vista elevar a qualidade do ensino ofertado.

Desafios e ameaças nos processos de gestão pedagógica.

Em instituições de ensino, a gestão pedagógica, seja na sala de aula, seja na coordenação ou direção pedagógica, requer competências que vão além da especialização funcional promovida pela formação acadêmica com ênfase no conhecimento teórico especialista. Observa-se que o investimento em capacitação de educadores com foco no conhecimento especializado, a partir de modelos tradicionais de ensino, conduz a resultados pouco significativos.

Em diálogo permanente com a instituição cliente, alinhado às melhores práticas de gestão de projetos do Project Management Institute - PMI, o projeto investiga o cenário organizacional, planeja, executa e monitora a tradução da visão do projeto político pedagógico estabelecendo um sistema de objetivos, metas, indicadores e iniciativas de médio e longo prazo - marco de referência - tendo em vista a congruência do paradigma pedagógico com a práxis na gestão do processo de mediação da aprendizagem.

Gestão pedagógica pautada nas visões sistêmica e estratégica do processo pedagógico na instituição:

  • Alinha a gestão pedagógica ao plano estratégico da organização integrando:
    • Necessidades e objetivos do público alvo: educadores, alunos, famílias, comunidade;
    • Estrutura organizacional que garanta o aprimoramento do processo pedagógico;
    • Aprendizado e desenvolvimento permanente das equipes de educadores;
    • Alocação eficaz de recursos financeiros e materiais.
  • Promove a reflexão crítica, processual e compartilhada sobre a prática da gestão pedagógica: na sala de aula e nas equipes de educadores;
  • Promove, efetivamente, o consenso, o trabalho em equipe e a responsabilidade interfuncional conjunta em relação a metas e objetivos pedagógicos de curto, médio e longo prazo;
  • Promove competências dos educadores e as da instituição;
  • Agrega valor aos educadores e à organização.